Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro 2024

publicado: 16 de outubro de 2024

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro é um encontro anual que celebra a cultura do cavaquinho através dos seus intérpretes e compositores. Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, em 2024, o Festival está repleto de novidades. São elas: a estreia da série de depoimentos, onde um cavaquinista será entrevistado, visando a preservação e divulgação da memória, e trazer ao público a oportunidade de interagir com os artistas ampliando o conhecimento de histórias do cavaquinho e da música brasileira. Também haverá apresentações de pesquisas acadêmicas com temas relacionadas diretamente ao cavaquinho, onde cavaquinistas/pesquisadores discorrerão sobre seus trabalhos. Na sequência, teremos a presença de um luthier expondo temas relacionados a luteria e o cavaquinho. Na parte de performance musical, além do tradicional show, haverá Roda e Sarau, proporcionando a participação ativa de mais pessoas. Em todos os dias de Festival haverá a exposição “Métodos Práticos para Cavaquinho – uma bibliografia”, apresentando manuais de cavaquinho, e destacando sua importância na vida musical do Rio de Janeiro, desde a década de 1930, e como estes livros são fundamentais para compreendermos parte da história do cavaquinho no Brasil.    

Programação:

Dia 13 de setembro, sexta-feira

Abertura do Festival

16h - Palestras – Apresentações de trabalhos acadêmicos em andamento com temas diretamente relacionados ao cavaquinho brasileiro, e palestra com luthier discorrendo sobre assuntos como a influência da construção do instrumento na prática musical, com curiosidades e dicas.

• Pablo Araújo – MG (16h) Ampliando o repertório para o cavaquinho como um instrumento solo: produção de oito composições contemporâneas.

• Leo Matheus – SP (16h30) Cavaquinho de 5 cordas: um método teórico-prático.

• Carlos Eduardo Romão (Duh Romão) – SC (17h) Nelson Alves, um hiato na historicidade do cavaquinho negro.

• Jortan Lima – RS (17h30) Cavaquinho, luteria e afinação.

18h - Café

19h - Show – Monique Buquê e Marco de Pinna Uma apresentação musical intimista semiacústica onde os irmãos musicais Monique Buquê e Marco de Pinna tocarão ao cavaquinho e outros instrumentos de cordas, temas autorais e melodias populares da música brasileira.


Dia 14 de setembro, sábado

15h – Série depoimento – Alceu Maia Estreia de uma nova série em que cavaquinistas serão entrevistados, visando a preservação e divulgação da memória. Para isso, nada melhor do que receber o músico, produtor e compositor Alceu Maia. Um dos grandes nomes do cavaquinho do Brasil, Alceu é figura importantíssima na produção fonográfica da música brasileira.

16h - Café

17h - Roda (aberta) com participação de Alceu Maia – Para celebrar o encontro de diferentes gerações de cavaquinistas, faremos uma roda de choro e samba onde os músicos e musicistas presentes poderão participar num clima de amizade e descontração.


Dia 15 de setembro, domingo

10h – Café da manhã

11h – Sarau interativo com Pedro Cantalice e Convidados – Para encerrar com chave de ouro, Pedro Cantalice, um dos idealizadores do Festival, fará um sarau em que receberá convidados para interagir num ambiente amistoso celebrando mais um ano do Festival.

Memória do Cavaquinho Brasileiro - Todos os direitos Reservados