Alberto Boscarino Junior
Este trabalho monográfico aborda, inicialmente, um relato histórico sobre um pequeno cordofone popular brasileiro de origem portuguesa: o cavaquinho.
Apresentando este instrumento como objeto de estudo, centra-se a investigação no processo de ensino, considerando procedimentos históricos não formais de aprendizagem e sobretudo a análise do emprego de métodos musicais, cuja escrita precede à prática, utilizados atualmente em muitas escolas de música do país.
A descrição de alguns processos pedagógicos aplicados ao instrumento em uma escola pública do Rio de Janeiro se faz necessária no sentido de se comparar a aplicação de distintas metodologias, com o intuito de considerar a prática social no contexto da aprendizagem.
Serão relacionados também alguns fundamentos teóricos da pedagogia educacional, como a metodologia dialética, justificando o processo educativo por intermédio da prática social.
Desta forma, o presente trabalho aponta para uma pedagogia fundamentada na prática social, considerando o contexto sócio-cultural dos alunos, contribuindo para a ampliação de seus conhecimentos e uma possível transformação da sociedade.