O AFETO NA APRENDIZAGEM: UM BREVE ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NA METODOLOGIA DE ENSINO DE JOÃOZINHO DO CAVACO

José Augusto de Menezes Klôh

 

Leia aqui

 

 

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo expor como as relações de
afetividade entre professor e aluno trazem consideráveis possibilidades de evolução na
aprendizagem de crianças nas aulas de instrumentos de cordas dedilhadas do professor
Joãozinho do Cavaco e como isso modifica a percepção dos estudantes do vasto mundo
musical que os cerca. Por mais que diversos autores tenham abordado sobre o tema, como
Vygotsky (2001), Tassoni & Leite (2001), Freire (1987, 2015), Wallon (1999), Tavares
et al (2019), Markic (2017), Santana & Santana (2020), Bzuneck (2018), Rodrigues
(2019), entre outros, é preciso reforçar a importância de uma educação pautada na
afetividade para uma prática educacional irrestrita. A metodologia utilizada consistiu na
análise de diversas bibliografias de grandes estudiosos das áreas que abarcam a
aprendizagem e a afetividade como ponto de partida para uma educação plural e eficiente.
Com base nos dados pesquisados, são descritas explicações sobre afeto, afetividade e
aprendizagem, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos
com foco nas aulas de Joãozinho do Cavaco. Professor e músico da cidade de Petrópolis
há mais de 40 anos

 

 

 

 

 


Memória do Cavaquinho Brasileiro - Todos os direitos Reservados