José Augusto de Menezes Klôh
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo expor como as relações de
afetividade entre professor e aluno trazem consideráveis possibilidades de evolução na
aprendizagem de crianças nas aulas de instrumentos de cordas dedilhadas do professor
Joãozinho do Cavaco e como isso modifica a percepção dos estudantes do vasto mundo
musical que os cerca. Por mais que diversos autores tenham abordado sobre o tema, como
Vygotsky (2001), Tassoni & Leite (2001), Freire (1987, 2015), Wallon (1999), Tavares
et al (2019), Markic (2017), Santana & Santana (2020), Bzuneck (2018), Rodrigues
(2019), entre outros, é preciso reforçar a importância de uma educação pautada na
afetividade para uma prática educacional irrestrita. A metodologia utilizada consistiu na
análise de diversas bibliografias de grandes estudiosos das áreas que abarcam a
aprendizagem e a afetividade como ponto de partida para uma educação plural e eficiente.
Com base nos dados pesquisados, são descritas explicações sobre afeto, afetividade e
aprendizagem, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos
com foco nas aulas de Joãozinho do Cavaco. Professor e músico da cidade de Petrópolis
há mais de 40 anos