Autor: Paraguassú (Roque Ricciardi)
Editora: Tranquilo Giannini
Data: sem data
Páginas: 30
Dimensões: 15,5 cm x 21,5 cm
“O Bohemio” é um método surpreendente, pois logo na primeira página nos apresenta uma nomenclatura de digitação diferente das utilizadas em outros métodos de cavaquinho. A partir disso, possibilidades de montagem de alguns acordes se ampliam, como é o caso da primeira posição apresentada, um dó maior com a terça nas pontas onde o polegar pressiona a nota mais grave. Interessante é ver que cavaquinistas, como Mané do Cavaco, executavam o acorde da mesma forma.
Outro fato é que provavelmente teria sido através deste “Méthodo”, escrito por Paraguassú, que “Waldir Azevedo havia recordado o cavaquinho” em sua afinação tradicional (ré-sol-si-ré) como citado em sua biografia escrita por Marco Bernardo.
Infelizmente não tenho a data da publicação, porém podemos suspeitar pela ortografia utilizada que tenha sido publicado até a década de 1940, período que foi adotado o Formulário Ortográfico no Brasil em que caiu em desuso, por exemplo, a dobra de consoante não pronunciada como nas palavras “Attenção” (atenção) e “Accorde” (acorde), grafadas no método.