Pedro de Almeida Monteiro
O estudo de caso sobre o ensino informal do cavaquinho acontece no Rio de
Janeiro no bairro do Estácio, e utiliza o músico cavaquinista, Marcio Vanderley como
objeto de estudo. O trabalho se justifica pela ausência de materiais e estudos sobre o
aprendizado informal e imersão musical na qual a maioria dos cavaquinistas passa na
sua formação como músicos. Objetivos específicos: desmistificar os processos de
aprendizado por quais passaram cavaquinistas; entender qual era a realidade do dia-a-
dia do aprendizado do alvo do estudo de caso; delimitar as práticas estudadas nos
modelos traçados por José Carlos Libâneo e explanar a trajetória do músico que foi
obejeto do estudo de caso. Metodologia: revisão de literatura acerca da temática “ensino
informal”; pesquisa e revisão bibliográfica acerca dos autores que conceituam os tipos
de educação e suas delimitações; Pesquisei sobre a trajetória e a formação de diversos
cavaquinistas e empreendi duas entrevistas com dois cavaquinista além do estudo de
caso que fiz uma imersão na vida musical do objeto e ainda fiz uma entrevista gravada
em áudio e vídeo. As técnicas usadas foram: observação não participante e observação
participante; entrevistas não estruturadas e semi estruturadas. Nas conclusões finais foi
percebido que a pluralidade da formação de Marcio Vanderlei o possibilitou angariar
vários atributos que o diferenciam como músico hoje em dia, e que a formação de um
músico percorre todos os tipos de ensino/aprendizagem e não somente uma, as
modalidades de ensino/aprendizagem convivem juntas o tempo todo da vida do músico.