UMA REFLEXÃO SOBRE OS ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS NO ENSINO DE CAVAQUINHO

Cristiane Cotrim

 

Leia aqui

 

Esta monografia apresenta uma reflexão sobre o aprendizado do cavaquinho em espaços formais e não formais. Aponta para a necessidade de se produzir materiais (livros, textos, métodos, entrevistas, gravações, documentários) sobre esse assunto bem como registrar depoimentos sobre os cavaquinistas profissionais que vem da tradição das rodas de samba e choro na cidade do Rio de Janeiro. A análise do aprendizado de cavaquinho em espaços formais e não formais foi realizada a partir da minha experiência pessoal como professora-monitora em aulas particulares e nas oficinas de música do Cordão do Boitatá, (grupo musical carioca do qual faço parte desde 1996) e de um estudo de caso do cavaquinista Henrique Cazes através de uma entrevista realizada para esta monografia. Foram levantadas cinco monografias que tem o cavaquinho como tema central e que serviram de referência para este trabalho.


Memória do Cavaquinho Brasileiro - Todos os direitos Reservados