Jamerson Farias Ribeiro
Este trabalho visa refletir acerca da construção estilística de Waldiro Frederico Tramontano, Canhoto do Cavaquinho, descrevendo, analisando e transcrevendo aspectos importantes para caracterização de seu estilo a partir da audição de gravações realizadas com o seu regional nas décadas de 1950 e 1960. Canhoto foi um dos primeiros cavaquinistas a se tornar músico profissional através do rádio, atuando em grupos importantes para a consolidação de um modelo de acompanhamento através dos conjuntos regionais. Atualmente o músico é uma das principais referências para o cavaquinho na função de acompanhamento, tendo no repertório gravado muitos clássicos da música popular. Após a elaboração de um relato biográfico do músico, a partir de depoimentos e documentos presentes no acervo pessoal de seu filho, Adilson Tramontano, analisamos o contexto musical do período que corresponde a seu aprendizado e profissionalização com o objetivo de investigar a relação de seu estilo com as transformações rítmicas que culminariam no samba urbano carioca na virada das décadas de 1920 e 1930. A transmissão musical será observada a partir do conceito de ordem sonora, do etnomusicólogo John Blacking e as análises norteadas por conceitos de Philipp Tagg sobre a análise da música popular gravada. No intuito de contribuir para estudos posteriores, também foi realizado um mapeamento rítmico das levadas de Canhoto.